Localização Geográfica


Localização
Localização do concelho de Alijó
O concelho de Alijó é geograficamente delimitado pelos rios Douro, Tua, Tinhela e Pinhão e pelas montanhas transmontanas. Com uma área aproximadamente de 300 Km ² e situado a cerca de 530 metros de altitude, encontra-se o concelho de Alijó que pertence ao distrito de Vila Real.



História



A presença humana dentro da área do concelho de Alijó remonta à noite dos tempos, como é provado por vários testemunhos do espólio encontrado por diferentes arqueólogos, que vão desde a idade da pedra a outras idades pré-históricas, com pinturas e gravuras rupestres.

O seu povoamento, muito anterior à nacionalidade, só a partir do século XIII, graças aos forais concedidos por D. Sancho II e por D. Afonso III, e mais tarde por D. Manuel I, (já no século XVI), é que começou a ser ordenado.

Os seus vinhos são de excelente qualidade, são o suporte económico do concelho. Mas este não é tudo. Para além destas modalidades agrícolas, Alijó tem ainda uma deslumbrante mancha florestal, de riqueza inestimável. Rios, montanhas e vales são a essência da paisagem de Alijó, a que as vinhas dão um retoque final de requinte estético, oferecendo a quem a visita e contempla um espetáculo inolvidável. De resto, nesta terra a sua beleza é omnipresente; tanto a encontramos subindo aos miradouros de belos horizontes, como em artísticos painéis de azulejos existentes neste concelho (Pinhão).

Quer pelo seu clima, quer pelo deslumbramento do seu rico património cultural, como também pela sua situação geográfica, Alijó atraiu desde sempre a nobreza e a alta burguesia. Aliás, a ela se deve a existência de alguns dos mais belos e imponentes solares, como igrejas, capelas e casas senhoriais. Como tal devemos referir o primeiro donatário de Alijó, o Marques de Távora, tendo o senhorio do concelho andado sempre em poder da mesma família até à execução do último marquês no tempo de Pombal. 

Terra rica em manifestações etnográficas, a sua gastronomia possui um sabor requintado e poderoso onde reinam o cabrito assado e o cozido à portuguesa, as tripas à trasmontana, as carnes fumadas e os milhos da zona da montanha; do mesmo modo todos apreciam o tão conhecido pão de Favaios muito procurado por toda a região. No campo turístico, Alijó possui imensas propostas a oferecer aos visitantes, como o turismo fluvial no rio Douro, o turismo ecológico na foz do Tua, local privilegiado para a pesca desportiva, e uma riqueza imensa de miradouros e paisagens.

 O concelho de Alijó tem tradições antiquíssimas, no que respeita a férias, festas e romarias, destacando-se de entre todas a romaria em honra de Nossa senhora da Piedade, na vila de Sanfins do Douro. Alijó constitui, sem qualquer dúvida, um dos locais mais aprazíveis para passar umas férias de sonho, na quietude de um cenário paradisíaco.



Mapa do concelho de Alijó

Sem comentários:

Enviar um comentário