Arqueologia


Vestígios Arqueológicos

O concelho de Alijó é rico em vestígios arqueológicos, vale a pena fazer uma visita ao Castelo de Carlão, encostado às casas da aldeia, composto por dois morros com diferentes vestígios de ocupação romana e medieval. Ainda se pode observar o Castelo de Castorigo em Pegarinhos, com duas linhas de muralha, adaptadas ao relevo natural, sendo a ocupação da Idade do Ferro e alguns vestígios romanos;  o Castro do Pópulo, designado também por Castro de S.Marcos ou Touca Rota, povoado proto-histórico com duas linhas de muralhas integrando a rocha, com vestígios de ocupação romana.

                Igualmente alvo de inúmeros estudos e descobertas têm sido as estruturas megalíticas localizadas a norte e centro do concelho. Exemplo disso é a Necrópole do Alto das Madorras, conjunto funerário megalítico em Vila Verde, constituído por sete mamoas, tendo a particularidade de uma oitava ficar no concelho de Murça; a Anta da Fonte Coberta, dólmen isolado no planalto da Chã, de uma planta poligonal com vestíbulos, cuja câmara era constituída por sete esteios imbricados, estando um deles agora tombado no exterior do monumento, conservando a laje de cobertura e gravuras.
                A arqueologia de Alijó revela ainda uma enorme riqueza relativamente à arte rupestres da Pala Pinta, em Carlão, datado do 3ºmilénio a.C. Ainda que tenha um acesso muito difícil, é um conjunto invulgar pois conserva pinturas monocromáticas, a ocre, representando motivos de forma radiada, pontilhados e figurações que poderão ser interpretados como estilizações antropomórficas. Este conjunto tem sido associado à simbologia solar pelas suas composições radicais.  Relativamente a Pegarinhos, pode-se encontrar a Serra da Botelinha, é possível visitar um conjunto de rochas com arte rupestre, no vale da Ribeira do Souto, com motivos gravados de diferentes épocas, como símbolos solares, cruzes e ferraduras. Em Vila de Maçada e em Vila Chã, é ainda possível visitar outras duas sepulturas escavadas na rocha e de forma antropomórfica, uma no local designado de Sobredos e conhecida como Campa dos Mouros e a Sepultura de Vila Chã, mesmo ao lado da Igreja Matriz, da qual se salienta a perfeita delimitação  do corpo, cabeça e ombros de tipologia tipicamente ovaloide.








Sem comentários:

Enviar um comentário